Redação Capixaba Hoje | Lucas Queiroz

O governador Ricardo Ferraço inaugurou nesta terça-feira, 23 de junho, quatro totens de segurança com reconhecimento facial em São Mateus, ampliando a rede de videomonitoramento integrada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190) no município. A cerimônia de entrega do Totem de Segurança ocorreu na Avenida Dom José Dalvit, no bairro Bonsucesso.

Foto: Rubens Floriano/Capixaba Hoje

Os equipamentos foram instalados nos bairros Bonsucesso, Centro e Guriri e contam com câmeras de visão 360 graus, botão de emergência, sistema de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.

Foto: Rubens Floriano/Capixaba Hoje

Durante a inauguração, Ferraço afirmou que a estrutura representa a presença permanente do Estado nos espaços públicos e destacou que os dispositivos estão conectados a uma plataforma de inteligência artificial capaz de processar até quatro mil reconhecimentos faciais por segundo. “Esses totens ajudam muito, pois representam, na prática, como se tivéssemmos aqui uma companhia de cada uma de nossas polícias, pois elas trabalharão de forma integrada”, afirmou o governador.

Foto: Rubens Floriano/Capixaba Hoje

O novo momento da segurança pública no município foi destacado pelo prefeito Marcus Batista, que classificou a inauguração como “um aceno muito forte que a gente faz para manter a segurança pública da nossa cidade”, ressaltando que próximo ao toten será reativado um novo ponto para a Guarda Municipal e um ponto de apoio para a Polícia Militar.

Foto: Rubens Floriano/Capixaba Hoje

A implantação dos totens integra o plano de expansão da rede estadual de videomonitoramento inteligente para municípios do interior, após a adoção da tecnologia na Grande Vitória, sendo São Mateus a segunda cidade a receber os equipamentos, depois de Linhares, enquanto novas instalações estão previstas para Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz e Colatina.

Após a entrega, o governador participou da cerimônia de inauguração da nova sede da Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor), em São Mateus, evento que reuniu empresários, lideranças políticas e representantes do setor produtivo da região.