Publicado em: 4 de outubro de 2022
SÃO PAULO (Reuters) – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) infomrou nesta terça-feira que aprovou dois financiamentos à Suzano no valor total de 2,31 bilhões de reais.
“As operações têm como finalidade dar suporte ao cultivo de eucalipto em sete Estados e apoiar a modernização industrial e capacidade produtiva em sete fábricas da empresa”, afirmou o banco de fomento, em comunicado por email.
Do valor total, 658,65 milhões de reais serão destinados para fábricas da Suzano em Jacareí (SP), Limeira (SP), Suzano (SP), Aracruz (ES), Três Lagoas (MS), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA).
Segundo o BNDES, os recursos fazem parte de um plano de investimento de 1,18 bilhão de reais para modernizar uma linha de produção e reduzir o consumo de gás natural e de químicos usados na fabricação de celulose.
Os 1,66 bilhão de reais restantes vão para apoiar o cultivo de eucalipto em unidades florestais da empresa no Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Pará e São Paulo. O valor a ser aportado pelo BNDES equivale a 80% do investimento total, 2,07 bilhões de reais.
A Suzano tem capacidade de produção anual de 10,9 milhões de toneladas de celulose e 1,4 milhão de toneladas de papel, segundo o BNDES.
(Por Aluísio Alves)