Verão 2025: técnicos da secretaria de Meio Ambiente realizam classificação de balneabilidade nas praias de Linhares

Publicado em: 7 de janeiro de 2025

Uma equipe de técnicos formados da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam), monitora semanalmente e presencialmente as águas das praias de Linhares: Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação além do Riozinho. Na semana passada todas as praias estavam próprias para banho.

Essa análise semanal de balneabilidade garante a segurança de banhistas que freqüentam as praias do Município. E o mais importante: toda vez que a qualidade da água é comprometida, o município informa por meio dos seus canais de comunicação e também por placas indicativas nos balneários, especificamente nos pontos de coletas de amostras para análise.

Os pontos de coleta de balneabilidade são:

Pontal do Ipiranga:

– 1ª avenida

– ⁠2ª avenida

– ⁠3ª avenida

– ⁠Riozinho

Povoação

– Praia Principal

Regência:

– Porto

– ⁠Praia Principal

– ⁠Projeto Tamar (UC Comboios)

Como acontece em toda a região litorânea onde exista exame de balneabilidade, a ocorrência de chuvas afeta diretamente a qualidade da água.

“A ocorrência de chuvas, mesmo que fora do município, como na cabeceira do Rio Doce, por exemplo, pode interferir nos resultados de balneabilidade. Contudo, os últimos resultados apontaram melhora significativa e resultados semelhantes ao mesmo período do ano passado”, apontou o secretário de Meio Ambiente Tiago Magalhães Faria.

Coleta

O secretário de Meio Ambiente destacou que os pontos de coleta são escolhidos conforme critérios rigorosamente técnicos. A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré.

Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. Essas placas são atualizadas semanalmente, conforme recomenda a resolução 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

“Mesmo com as chuvas que incidiram sobre a nossa cidade nos últimos dias, não tivemos resultados negativos de balneabilidade por conta desses fenômenos naturais, que poderiam modificar a qualidade da água em alguns pontos, o que acabou não acontecendo”, destacou o secretário.

Indicação

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de águas em pontos específicos e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

PORTAL CAPIXABA HOJE


Siga as redes sociais